quarta-feira, 24 de setembro de 2008

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Gelado de figos com vinagre balsâmico

7 comentários
 
Andei à procura de receitas para aproveitar uns figos que arranjámos e dei com uma receita de gelado de figos, da autoria de David Lebovitz, e transcrita no blog Vanilla Garlic, que me interessou. Não segui a receita à risca - acabei por fazer algumas alterações nas quantidades e nos ingredientes (por exemplo, em vez de acompanhar com mel, que me pareceu extremamente doce, introduzi o vinagre balsâmico, que resultou muito bem como contraponto à doçura dos figos). Para quem gosta deste fruto (e eu gosto muito), é uma excelente opção para uma sobremesa.


Ingredientes:
800 g de figos
1/2 chávena de água
1 limão
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de natas
vinagre balsâmico


Preparação:
Comece por retirar o pé aos figos e por cortar cada um em oitavos. Deite-os num tacho, junte a água e raspe o limão sobre eles. Leve a lume médio ou médio-brando durante uns 8 minutos, com a tampa fechada, mexendo de vez em quando, até os figos começarem a desfazer-se (cuidado para não deixar pegar no fundo!).

Destape o tacho, junte o açúcar, mexa bem e deixe cozinhar até engrossar e ficar com uma consistência parecida com geleia. Nessa altura retire do lume e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Assim que arrefecer, passe para um recipiente e triture com uma varinha mágica. Junte as natas e o sumo do limão, misture tudo bem e leve ao frigorífico até arrefecer. No final, deite na máquina de gelados e siga as instruções do fabricante (caso não tenha máquina, leve ao congelador; assim que começar a formar cristais de gelo nos bordos, retire e, com um garfo ou um batedeira, bata bem para quebrar todos os cristais de gelo; volte a levar ao congelador por mais umas 2 a 3 horas, retirando de meia em meia hora para voltar a quebrar os cristais de gelo - ao fim desse tempo deverá estar pronto).

Sirva salpicado com vinagre balsâmico - a acidez do vinagre complementa muito bem o doce dos figos.

(uma nota: usei figos pingo de mel, que têm a casca verde - daí a cor clara deste gelado; se usar figos com casca escura, obterá uma tonalidade muito mais parecida com a da foto do blog Vanilla Garlic)

7 comentários

  1. Para quem está a braços com uma superabundância de figos (não me estou a queixar, pois adoro figos), esta sugestão é excelente. Gostei muito do toque vinagre balsâmico, para contrabalançar com o doce do figo.

    ResponderEliminar
  2. Um dos meus frutos favoritos mas aqui neste meu Norte é dificil de encontrar. Os que consegui comer este ano foram roubados a um vizinho ;)

    ResponderEliminar
  3. E eu que nem gosto nada de figos! Nem de gelado, lol! Que maravilha!

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

    Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

    Te esperamos por lá.

    Bjkas

    Glau, Renata e Rita Palita

    ResponderEliminar
  5. hum... que bem que deve saber e nao se precisa da máquina de gelados. :-)

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro figos e este ano praticamente nem os vi :(. Este gelado tem cara de ser delicioso. Nham nham... =)

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi gelado de figo... mas realmente deve de ser bom!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff