Voltamos hoje às panquecas. Em tempos, o Chef Janvier colocou a sua receita preferida aqui no CcT, agora é a minha vez. As panquecas são uma mania relativamente recente cá em casa. Andei à procura de receitas, fiz várias vezes uma outra que tinha encontrado na Internet, mas agora que descobri a receita da Donna Hay não quero outra coisa. Saem sempre perfeitas, com a altura certa e um sabor óptimo. Depois é só inventar acompanhamentos - mel, doces, compotas, iogurte natural, frutos silvestres, morangos, todos os anteriores ao mesmo tempo... Não há pequeno-almoço mais versátil do que uma boa torre de panquecas!
Ingredientes (para cerca de 8 panquecas):
2 chávenas de farinha sem fermento
2 ovos
1,5 chávenas de leite
1/3 de chávena de açúcar
75g de manteiga derretida
3 colheres de chá de fermento
sal
canela
Preparação:
Com a ajuda de um passador peneire a farinha para uma taça grande. Faça uma cavidade no meio com a mão. Bata ligeiramente os dois ovos numa tigela à parte e deite-os na cavidade, juntamente com o leite, o sal, a manteiga, o fermento e o açúcar. Bata com uma vara de arames até a massa estar bem ligada. Atenção, esta massa fica sempre um pouco líquida. Assim que estiver no ponto, deite um pouco de canela e misture.
Ponha de seguida uma frigideira pequena ao lume (em lume brando!) e assim que estiver quente use uma concha de sopa para deitar uma porção de massa na frigideira. Deixe aquecer até que surjam bolhas de ar à superfície - nessa altura, com a ajuda de uma espátula, vire a panqueca e deixe cozinhar no lado oposto por mais uns segundos. Retire e coloque sobre papel absorvente. Repita até esgotar a massa.
Se quiser, pode juntar na massa (antes de levar à frigideira) rodelas de banana ou de morango. Como disse no início, as panquecas são extremamente versáteis - basta ter alguma imaginação!