domingo, 11 de fevereiro de 2007

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Salada tropical à Chef Janvier

3 comentários
 
Esta chuva de hoje deu-me saudades do Verão e lembrei-me da salada “tropical” que fiz no meu último dia de férias em Agosto passado. É uma receita minha, que vive muito da qualidade da fruta, da cerveja bem fresquinha, e certamente da boa companhia com que se come.

Para os camarões, colocar 3 litros de água numa panela em lume forte. Ao levantar fervura juntar uma mão-cheia de sal (parece muito, mas os camarões cozem depressa), o louro, a cebola e as malaguetas. Mexer e deixar apurar 3 a 4 minutos. Provar e afinar temperos. Juntar os camarões, por 5 minutos. Retirar os camarões e reservar em travessa larga no frigorífico para um arrefecimento rápido. Espalhar algum sal sobre os camarões.

Preparar a fruta. Cortar a papaia a meio. Retirar as sementes e com uma colher esférica retirar a polpa em pedaços arredondados. Reservar a polpa. Colocar a meia casca numa travessa. Repetir a operação para o abacaxi (cortar a 2/3) e para o melão (cortar a 1/3). Nestes, usar uma faca para retirar a polpa. Cortar as ameixas Rainha Cláudia em quartos, retirando a semente.

Preparar uma quantidade generosa de molho de cocktail juntando numa taça pequena a maionaise e o ketchup. Juntar 1 cálice de whisky pouco a pouco, deixando um leve travo.

Numa travessa grande, colocar as meias cascas da papaia, do abacaxi e do melão. Fazer entalhes no melão e no abacaxi para apoiar camarões. Acamar as folhas interiores – mais pequenas e tenras – da alface na casca. Encher com a fruta cortada em cubos. Enfeitar com os camarões e tostas e acrescentar molho a gosto. Perfumar com sumo de limão.

Servir com cerveja bem fresca, com uma tacinha com o restante molho e tostas adicionais.



Para a salada:
1 papaia
1 abacaxi
1 melão maduro
12 ameixas rainha Cláudia
20 camarões grandes
Sumo de limão
1 alface pequena
Tostas pequenas

Para o molho:
2 partes de maionaise
1 parte de ketchup
Whisky a gosto

Para a cozedura dos camarões:
3 litros de água
15/20 grs de sal
Meia folha de louro
Um quarto de cebola
2 malaguetas esmagadas
20 camarões grandes





3 comentários

  1. fora a parte dos camarões parece-me realmente boa. só uma curiosidade: essa foto foi tirada algures perto do club house? pode ser do sono, mas até me parecia o bar do próprio.

    ResponderEliminar
  2. Muito perto do Club House. O ângulo de visão é o mesmo do bar do Club house, mas mais perto do rio. Para dizer a verdade, é mesmo a minha varanda.

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que não tenho nada com isso mas resolvi perguntar, porque tinha ficado intrigada, porque essa paisagem é muito minha conhecida (é esse o ângulo que me acompana durante as caminhadas na passadeira do ginásio). Continuação de bons cozinhados.

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff