quarta-feira, 18 de julho de 2007

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Frango assado com ervas aromáticas

7 comentários
 

Ter acesso a bons produtos caseiros é mais do que meio caminho andado para bons resultados na cozinha. Um bom exemplo foi esta receita, do jantar de hoje, que não teria metade do sabor caso o frango não fosse caseiro, da capoeira da avó da minha mulher, e caso não tivesse usado o excelente azeite que temos em casa e que veio directo do produtor.

A receita em si é basicamente adaptada de uma do chef Jamie Oliver, publicada no livro 'Na Cozinha Com Jamie Oliver'. A grande diferença está nas ervas - usei as que tinha em casa, não exactamente as mesmas que Oliver propõe no livro. Tudo somado deu como resultado um frango saborosíssimo, que hei-de repetir numa próxima vez que tiver um frango de capoeira à disposição...

Ingredientes:
1 frango
1 limão
batatas
azeite
manjericão
salsa
coentros
hortelã
2 ou 3 hastes de alecrim
sal, pimenta
cordel para atar o frango


Preparação:

Atenção - o prato tem de começar a ser preparado de véspera! Toda a receita é baseada numa ideia simples, mas eficaz: as ervas aromáticas são colocadas sob a pele do frango, o que dá um sabor muito acentuado à carne durante a assadura. Para preparar o frango, comece então (de véspera!) por picar o manjericão, a salsa, os coentros e a hortelã. Pique uma boa quantidade, que sirva para temperar bem o frango. Aproveite também para cortar o limão ao meio.

De seguida, pegue na pele do peito do frango e comece a levantá-la, com cuidado para não rasgar. A pele do peito levanta-se com alguma facilidade, e o objectivo é permitir inserir uma boa quantidade da mistura de ervas aromáticas picadas entre a pele e a carne. Tempere também com algum sal sob a pele. Após temperar desta forma ambos os lados do frango, polvilhe também a cavidade com algum sal e coloque-lhe dentro o limão cortado ao meio e as hastes de alecrim.

O passo seguinte é atar o frango, por forma a manter a pele no lugar, cobrindo o tempero e não deixando exposta a carne do peito. Ate também a zona da cavidade, mantendo-a fechada sobre o limão, por forma a que o seu sumo tempere o frango por dentro durante a assadura. Coloque o frango assim preparado numa assadeira, tape com papel de alumínio e leve ao frigorífico até ao dia seguinte.

No dia seguinte, retire o frango do frigorífico. Aproveite para ir preparando as batatas, descascando-as e cortando-as em quartos. De seguida, regue bem o frango com azeite, tempere com sal e pimenta, e disponha em seu torno as batatas.

Leve ao forno e vá virando de vez em quando, para a assadura ser uniforme. Quando estiver bem dourado, retire e sirva.

7 comentários

  1. O difícil aqui é encontrar galinha de quintal, mas adorei.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, frango caseiro é outra coisa! De vez em quando, tb tenho acesso a esse tipo de produtos e a diferença é brutal

    ResponderEliminar
  3. Até fiquei com água na boca... Nada melhor que frango caseiro assado. E o perfume das ervas... Ummmmhhh...! :-)

    ResponderEliminar
  4. Tenho também esse livro do Jamie Oliver e cada vez que o abro vejo sempre este frango. Tenho mesmo de experimentar. O seu tem um aspecto divinal! =)

    Já agora ontem fiz as almôndegas que vêem no livro e ficaram deliciosas!

    ResponderEliminar
  5. Esse franguinho ficou muito apetitoso. Adorei.

    ResponderEliminar
  6. São os bons ingredientes que fazem as boas receitas...
    Que frango delicioso!

    ResponderEliminar
  7. Faço esse frango sempre,mas em vez de colocar o limão siciliano,que para meu paladar amarga um pouco,eu substituo por cebola.Fica divino.

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff