segunda-feira, 3 de setembro de 2007

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Penne com atum e salva

8 comentários
 

Num destes fins-de-semana apeteceu-me fazer pasta. Fui à procura de receitas e encontrei uma do Jamie Oliver (do livro 'Cook With Jamie') que me pareceu interessante. Não a segui religiosamente devido à disponibilidade (ou falta dela) de alguns ingredientes - por exemplo, o original não tinha salva e sim manjericão. De qualquer forma, o resultado final foi muito interessante. Este prato tem uma mistura de sabores (o tomate, o toque de canela logo no refogado inicial, o sabor forte da salva frita, o atum e o limão) que resulta mesmo muito bem.

A salva encontra-se facilmente à venda no Continente, pelo menos aqui em Lisboa (já o avental que tenho na foto que ilustra a receita é mais exclusivo...).


Ingredientes (4 pessoas):
800g de tomate chucha
600g de atum em lata
500g de penne
2 chalotas
2 malaguetas vermelhas
2 colheres de chá de canela em pó
salva (1 molho)
2 limões
queijo parmesão ou grana padano
azeite
manteiga
sal
pimenta

Preparação:
Comece por preparar os diversos ingredientes: pele os tomates e corte-os em quartos, corte as chalotas em pedaços pequenos, abra a malagueta, retirando-lhe todas as sementes, e pique em pedaços. Raspe os limões e esprema o seu sumo, reservando-o. Separe as folhas da salva dos talos, picando estes últimos. Finalmente, rale o queijo e reserve também.

Pegue agora numa frigideira, deite-lhe um pouco de azeite e quando estiver quente deite-lhe as chalotas, a malagueta, a canela e os talos de salva. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de cinco minutos, até as chalotas amolecerem. Neste momento levante o lume, junte os tomates e o atum desfeito e tempere com um pouco de sal. Esmague os tomates com a ajuda da colher-de-pau, deixe ferver e cozinhe por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. O tomate deve-se desfazer durante este tempo (pode ir ajudando com a colher-de-pau). Prove e ajuste o tempero se necessário.

Entretanto faça as folhas de salva fritas - coloque uma frigideira pequena ao lume com uma colher pequena de manteiga. Quando estiver quente deite-lhe algumas folhas de salva e deixe fritar até estarem estaladiças. Reserve.

Agora a massa: coloque uma nova panela ao lume com água e sal e coza os penne de acordo com o tempo indicado no pacote. Quando estiverem al dente, deite a pasta escorrida para um recipiente de servir, reservando alguma da água da cozedura. Deite por cima o molho de atum e tomate e junte as folhas de salva fritas. Regue com um fio de azeite e junte-lhe de seguida a raspa e o sumo dos limões e o queijo ralado. Mexa tudo, juntando bem. Se estiver muito seco, deite-lhe um pouco da água da cozedura da massa.

Corrija novamente o tempero se for necessário e sirva imediatamente.

8 comentários

  1. Conheço a receita do livro mas ainda não testei, gostei de ver que a salva resulta eu se calhar não arriscaria, a salva do meu jardim tem um aroma tão forte que a uso com muita moderação. O avental é o máximo!!!

    ResponderEliminar
  2. Os chefes deste blog andam muito activos e inspirados! Por mim, comia massa todos os dias. Essa receita é bem ao meu gosto... E o avental, esse, está de mais! :-D

    ResponderEliminar
  3. O Chef Spadanini ofereceu-me um avental destes, e o que digo é que o avental é realmente "cool" - até parece que sabemos cozinhar e tudo! Eheh.

    ResponderEliminar
  4. Tenho de arranjar um avental desses!
    A receita é, como sempre, deliciosa!

    ResponderEliminar
  5. Adoro, adoro, adooooooooro! E gostei muito da adaptação. Eu, assim como a Elvira, se pudesse comia massa todos os dias, e Penne é a minha preferida...
    O avental é chiquíssimo! :))))

    ResponderEliminar
  6. Hmmm, até parece que lhe sinto o cheiro! A fazer sem demora cá em casa.

    Bem, o avental ... trés chique!

    ResponderEliminar
  7. Realmente o avental dá um ar muito profissional ao assunto ;) Esta receita vai para a lista, já que o marido e a filha são doidos por massa,e ao menos sempre se varia.

    ResponderEliminar
  8. Encontrei a foto deste post aqui:http://muitasestorias.blogspot.com/
    Também tem uma fota minha com receita.
    Dê uma viste de olhos
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff