quarta-feira, 30 de julho de 2008

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Bolacha de batata na frigideira

6 comentários
 
Truques do Chef Hugo Brito, que me surpreendeu numa noite de cozinhados com esta receita plena de simplicidade. Juntei-lhe alguns temperos, porque esta preparação presta-se a isso mesmo – podemos adaptar os temperos ao prato que a batata irá acompanhar. Neste caso, uma suculenta e aromática perna de borrego assada no forno, perfumada com especiarias.

Ingredientes:

700 grs. de batata
1 gema de ovo
1 ramo de salsa, picada
Noz moscada q.b.
Pimenta q.b.
Piri-piri (opcional) q.b.
Sal q.b.
50 grs. Margarina para a fritura


Preparação:

Descasque as batatas e com um mandolino corte-as em fiapos. Tempere com os restantes ingredientes, misturando tudo. Derreta metade da margarina numa frigideira larga (24 ou 26 cm de diâmetro) e deite as batatas, até formar uma camada de 2 a 3 dedos de altura. Deixe ficar em lume brando por 15 a 20 minutos. Vire a bolacha com o auxílio de um prato, leve a restante margarina a derreter e reponha a bolacha na frigideira, para que fique bem dourada de ambos os lados e cozinhada até ao centro.


Sirva inteira, num grande prato redondo.

6 comentários

  1. Fantástico... Com um acompanhamento destes nem preciso de mais nada.
    A foto ficou linda :)

    ResponderEliminar
  2. Esta bolacha alegra qualquer prato! Bem original. :o)


    Fiz o fim-de-semana passado o seu pudim flan de micro-ondas e, digamos que fica o verdadeiro "horror"! É rápido demais e bom demais. E isso é extremamente perigoso para os ataques de gula! :o)

    ResponderEliminar
  3. que maravilha de receita.
    até eu, que não sou muito fã de batatas, me apetecia provar um bocadinho.

    ResponderEliminar
  4. Este é um daqueles casos em que a simplicidade é mesmo a melhor alternativa - é um acompanhamento simples de fazer, mas muito saboroso e capaz de complementar muito bem um bom prato.
    Resultou às mil maravilhas com o borrego!

    ResponderEliminar
  5. A mim (espanhola) que sempre me dixeram que nao dava para fazer uma "tortilla" (omelete) sem ovos.... ;) tem bom aspecto por acaso. Beijo e paravens aos dois chefs

    ResponderEliminar
  6. É espantoso mesmo! Se não estivesse aí a foto comprovando o resultado, não achava que ia resultar. Como já mencionado, esta bolacha aproxima-se da tortilha espanhola, mas sem os ovos; e ainda mais das batatas rösti da Suíça, mas sem o queijo. Qualquer dia destes, vou experimentar.

    Marcio

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff