sábado, 12 de julho de 2008

sábado, 12 de julho de 2008

Omeleta merengada com noz-moscada e manjericão

6 comentários
 
A sério que sonhei com esta receita. Estava já na fase da preguiça da alvorada de Sábado, quando, meio a dormir, meio acordado, achei que me apetecia uma omeleta. Fofinha e saborosa. Rapidamente, tudo se construiu na minha cabeça: bater as claras em castelo, as gemas com a noz-moscada e o manjerico do vaso do S. António, e levar ao calor, e aí instalaram-se as dúvidas. Com este calor não me apeteceu ligar o forno logo de manhã e assim seria em banho-maria, para não perturbar as claras batidas. Lá fui para a cozinha e pus tudo em andamento, mas o banho-maria demorava e a fome insinuou-se. Passei do banho-maria para uma chama pequena, onde a omeleta cresceu a olhos vistos, mas começou a fumegar discretamente. Maldita falta de paciência. Passei do pequeno tacho para o prato, decorei, fotografei, e provei. Ficou melhor do que esperava, se descontar o excesso de sabor tostado.


Ingredientes:

2 ovos
Manteiga
Folhas de manjerico
Noz-moscada
Sal


Preparação:

Separe claras e gemas. Raspe muito generosamente uma noz-moscada para cima das gemas, e junte bastantes folhas de manjerico e sal. Se usar manjericão, corte em juliana. Leve uma frigideira com meio litro de água a lume forte e coloque um tachinho com manteiga em banho-maria. Bata as claras em castelo e envolva as gemas. Rode o tachinho para garantir que a manteiga se espalha nas paredes e junte o preparado de claras e gemas. Deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Se ficar sem paciência, tire o tachinho e leve a lume brando, mas arrisca-se a ficar com o tostado da foto.

Sirva com mais folhas de manjerico.

6 comentários

  1. Ora aí está uma bela sugestão para usar as folhitas do manjerico. O meu já começa a morrer. Bela omeleta e só com 2 ovos fica mais saudável :)

    ResponderEliminar
  2. Ameixa, mantendo a minha teimosia de não usar o forno nesta receita, sugiro que a omeleta seja virada para uma frigideira com um pouco de manteiga derretida depois de ter ido ao banho-maria e de ter levantado um pouco no lume directo.

    Deve evitar o excesso de tostado e cortar no tempo do banho-maria.

    ResponderEliminar
  3. Que bela omeleta. Gostei desta ideia. Original.

    ResponderEliminar
  4. Janvier,
    Achei interessante o processo de criação da receita... Meu namorado é músico e ele diz que às vezes acontece o mesmo com ele durante a composição de músicas! Interessante!
    Seu blog é ótimo!

    ResponderEliminar
  5. Acabei de conhecer mais este cantinho com coisas boas...já gostei e estarei aqui sempre ok?
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. ótima sugestão :)
    Abraço e feliz dia do amigo!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff