quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Foi no restaurante Casanova que comi uma pizza de figos e presunto que me fez pensar que isto de juntar ingredientes à pizza já depois desta sair do forno pode ser realmente uma ideia a explorar. O adocicado dos figos contrastava com o salgado do presunto, e tudo se apoiava na massa fina e saborosa. Decidi que havia de experimentar em casa.

A ameixa rainha-cláudia fez as vezes do presunto e saiu esta receita, gulosa.




Ingredientes:

Para a massa:

500 g de farinha de trigo 00
1 colher de café de sal fino
1 pacote de fermento seco (7/8 g)
1 colher de chá cheia de açúcar mascavado
370 ml de água morna

Para o molho de tomate:

Azeite extra virgem
1 dente de alho
Folhas de manjericão
1 lata de tomates pelados
Sal e pimenta q.b.


Para a cobertura:

Queijo mozzarella fresco
Tomate maduro
Cogumelos frescos
Fatias finíssimas de presunto
Ameixas rainha-cláudia



Preparação da pizza:

Junte a farinha e o sal na banca de cozinha. Abra um buraco largo no centro e despeje a água morna a que já terá juntado o fermento e o açúcar. Com um garfo vá puxando a farinha para o centro aquoso, misturando os ingredientes. Quando o garfo se tornar pesado de usar, trabalhe a massa com uma mão, polvilhada de farinha, até formar uma bola. Amasse esta bola rolando-a e esticando-a, por 10 minutos. Envolva a bola em farinha, deposite num pequeno alguidar e cubra com um pano de cozinha. Deixe levedar por 15 a 20 minutos. Pode fazer 2 a 3 pizzas com esta massa.

Parta a massa em 2 a 3 bolas mais pequenas. Estenda numa superfície polvilhada com farinha até ter uma massa muito fina. Ponha algum molho de tomate no centro e espalhe a partir daí. Espalhe pedaços de mozzarella fresco e de tomate e alguns cogumelos frescos grosseiramente laminados. Leve a forno pré-aquecido a 250º, por 8 a 10 minutos. Retire quando tiver um aspecto levemente dourado. Junte agora fiapos de presunto finíssimo e pedaços de ameixa rainha-cláudia. Sirva de imediato.

Preparação do molho de tomate:

Deite um fio de azeite numa frigideira com o alho picado e deixe em lume brando. Junte as folhas de manjericão e o tomate, e tempere com sal e pimenta. Mantenha em lume brando por 20 minutos, esmagando o tomate com um garfo.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Usei este prato como primeira entrada (de um total de 5) num almoço mais prolongado que fiz em casa. É muito suave de sabores, e o papel do requeijão quase se desvanece servindo de suporte ao sabor delicado das ervas e das ovas.

Tinha comprado as colheres há meses, a preço convidativo, e faltava-me a oportunidade de as usar. Fica uma apresentação muito elegante e já de arrependi de ter comprado apenas meia dúzia de colheres e não umas 10 ou 12. A ver se lhes dou mais uso. A receita original é de um livro de José Avillez, que usou ovas de salmão, que eu não tinha.

Ingredientes:

200 g de requeijão
Ovas de salmão (usei umas ovas pequenas, pretas, a imitar caviar)
20 g de endro
10 g de cebolinho
2 colheres de sopa de sumo de limão (troquei uma das colheres de limão por uma de lima)
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Flor de sal q.b.
Tostas de pão alentejano

Preparação:

Pique o endro e o cebolinho e amasse-os com o requeijão. Tempere com os citrinos, o sal e a pimenta. Afine sabores, juntando mais ervas ou temperos.

Forme pequenas bolas nas suas mãos e deponha o caviar (ou ovas de salmão) no topo com um pouco de flor de sal. Sirva acompanhado de torradas finas de pão alentejano.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Um clássico da cozinha alentejana, baseado em receita antiga.

Esta receita é para 2 bolos, e veio há muitos, muitos anos da aldeia de Perolivas, no interior alentejano. Use mel suave, como o mel de alecrim ou de laranjeira. O bolo tem um sabor intenso, que não agrada a toda a gente, mas a mim lembra-me a infância.

Mexa o açúcar com as gemas dos ovos até obter um creme homogéneo. Em fio, adicione o azeite e o mel, sempre a mexer com a colher de pau. A pouco e pouco junte a farinha, incorpore as claras batidas em castelo e aromatize com a canela e com o limão. Erva-doce também fica bem.

Ingredientes para 2 bolos:

400 grs açúcar
¼ litro de mel
2,5 dl de azeite
380 grs de farinha
12 ovos

Canela (opcional, mas muito bom)
Raspa de limão (opcional)

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff