domingo, 28 de junho de 2009

domingo, 28 de junho de 2009

Sorvete de manjericão com morangos em calda de limão

5 comentários
 

A ideia de fazer um sorvete de manjericão parecia-me estranha até ter provado um no restaurante La Moneda, em Lisboa. Era uma mistura de manjericão e limão que se tornava extraordinariamente refrescante. Fiquei com vontade de experimentar - e quando vi no livro de David Lebovitz a sugestão de acompanhar um gelado deste tipo com morangos em calda de limão, deixei de ter desculpas para não tentar. Aqui fica a receita (o sorvete foi adaptado daqui, e os morangos do dito livro), para uma sobremesa com um visual extravagante e um sabor diferente e bem fresco.


Ingredientes:

Para os morangos:
250ml de água
50g de açúcar
450g de morangos
1 limão

Para o sorvete:
500ml de água
150g de açúcar
60g folhas de manjericão
4 limas


Preparação:
Comece por preparar os morangos: junte a água, o açúcar e a raspa do limão num tacho e leve ao lume até ferver. Mexa com uma colher de pau até o açúcar se dissolver totalmente. Retire do lume e deixe arrefecer por completo. Corte os morangos em quartos e coloque-os num recipiente. Cubra com a calda de limão e leve ao frigorífico, deixando macerar de 1 a 4 horas.

Para o sorvete, leve a água e o açúcar num tacho ao lume até ferver, reduza o lume e deixe fervilhar mais 2 minutos. Retire e deixe arrefecer. Quando estiver frio, deite a calda num copo triturador e junte as folhas de manjericão e o sumo das limas. Triture bem. Deite a mistura na máquina de gelados, seguindo os tempos recomendados pelo fabricante.

Sirva colocando alguns morangos no fundo de uma taça. Regue com um pouco da calda de limão e coloque uma bola do sorvete por cima.

5 comentários

  1. Também comi esse gelado no La Moneda e os meus amigos acharam que era doida só em provar. Mas adorei cada bocadinho. Portanto esse também deve estar fabuloso.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho "florestas" de mangericão, por esta altura do ano e já não posso ver ...... pesto!
    Aí está uma sugestão bem promissora para consumir mais 1% da produção! :-)

    ResponderEliminar
  3. Estou aqui a pensar sair de casa para comprar morangos e manjericão. E limas! Acho que vou adorar cada colher!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. ola, poderias-me dizer onde posso comprar as folhas de manjericao frescas, isto porque pretendo fazer pesto mas nao sei onde as encontrar..:(

    este gelado tem optima cara mas sem o mangericao nada feito :D

    onde o posso comprar para plantar??

    envia-me a resposta para lipinha2002@hotmail.com..

    obrigado e continuaçao de bom cozinhados heheheh

    ResponderEliminar
  5. lipinha2002, tentei enviar uma resposta por mail, mas veio devolvido indicando que o endereço de e-mail estava indisponível - seja como for, respondo por aqui:

    Hoje em dia o manjericão já é muito fácil de encontrar - na secção de frescos de qualquer Continente ou Pingo Doce costuma haver regularmente embalagens de manjericão pronto a usar. Para além disso, o Continente também costuma ter ervas aromáticas já plantadas em vasos, que podem ser levadas para casa - o manjericão é uma delas (já trouxe dois vasos de lá em alturas diferentes).
    Em alternativa, se souberes de uma loja que venda sementes para jardinagem, suponho que também não seja difícil de arranjar um pacote para semeares manjericão, mas vais ter de esperar mais tempo até poderes fazer pesto ou o sorvete... :-)
    Espero ter ajudado!

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff