quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Salmão marinado em mostarda e mel

5 comentários
 

Nunca tinha visto a revista Olive, publicada pela BBC, mas é uma boa revista de culinária, com algumas propostas interessantes. Nem de propósito, no dia em que a comprámos tínhamos duas postas de salmão para fazer e queríamos tentar algo diferente - esta receita veio a calhar. A marinada dá um sabor muito agradável ao salmão, e a salada de rúcula com feijão branco e limão é um achado!


Ingredientes:
2 postas de salmão (ou filetes)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de mostarda à antiga (com grão)
1 dente de alho
1 limão
1 lata de 400g de feijão branco
azeite
rúcula
sal
pimenta


Preparação:
Raspe o limão, reservando a raspa. De seguida esprema-o e guarde o sumo. Comece a preparar a marinada misturando o mel com a mostarda e juntando um fio de sumo de limão (só um pouco - guarde o restante para os feijões). Finalmente, tempere a marinada com sal e pimenta e envolva bem o salmão na mistura. Deixe repousar durante alguns minutos.

Entretanto, prepare a salada para acompanhar: retire os feijões da lata, passe-os por água, escorra-os bem e reserve. Deite um fio de azeite numa frigideira e junte o dente de alho previamente esmagado. Deixe aquecer em lume muito brando (cuidado para o alho não queimar!) durante 3 ou 4 minutos, até o aroma do alho se espalhar pelo azeite. Retire o alho da frigideira e deite-lhe os feijões, envolvendo-os bem no azeite. Junte a raspa do limão e o restante sumo. Cozinhe durante uns minutos, envolvendo bem os feijões. Tempere com sal e pimenta. Deite para uma saladeira, misturando com a rúcula, e reserve.

Finalmente, aqueça um grelhador e grelhe o salmão até ficar no ponto. Sirva acompanhado com a salada de rúcula e feijão.

5 comentários

  1. Pequena dúvida rápida, onde é que encontra à venda as natas de 35% m.g.?

    Antecipadamente grato.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, em qualquer super ou hipermercado. São as natas que geralmente vêm indicadas como sendo para chantilly. Todos os pacotes indicam a percentagem de matéria gorda nos ingredientes, é só confirmar - podem não ter exactamente os 35%, mas andarão lá perto.

    ResponderEliminar
  3. A reproduzir. Na íntegra!... achei o acompanhamento muito original.
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Também gostei muito do acompanhamento - parece ser uma forma saborosa de comer uns feijões.

    Boa foto, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  5. Salada muito apelativa, sem dúvida, e a abrir possibilidades infinitas: grão com agrião, lentilhas com alface em juliana, couve branca com feijão encarnado... nunca mais acabam as possibildades!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff