segunda-feira, 5 de abril de 2010

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Risotto de erva-príncipe com tapenade de lima

5 comentários
 

Este risotto extremamente aromático é uma excelente forma de trazer algo diferente aos sabores típicos do risotto italiano. A receita é inspirada na do livro 'The Accidental Vegetarian', de Simon Rimmer. E digo 'inspirada' por dois motivos: Rimmer usa folhas de lima Kaffir na tapenade, que eu não encontrei, e por isso resolvi duplicar o número de limas da receita (sumo e raspa); por outro lado, a técnica de risotto de Rimmer é diferente da que conheço e não me convenceu (natas no risotto?...), por isso fi-lo tal como costumo fazer os meus, e saiu no ponto certo.

Ingredientes (4 pessoas):

Para o risotto:
4 chalotas
1 dente de alho
3 talos de erva-príncipe
500g de arroz para risotto
100ml de vinho branco
2l de caldo de legumes
azeite
sal
pimenta
1 lima

Para a tapenade:
2 limas
100g de azeitonas verdes, descaroçadas
1 colher de sopa de alcaparras
alguns talos de coentros
1 dente de alho
azeite


Preparação:
Comece pela tapenade, até porque assim que começar a fazer o risotto não poderá pegar em mais nada... Raspe a casca das limas para o copo de um robot de cozinha e esprema o seu sumo para o mesmo copo. Junte as azeitonas, as alcaparras, o dente de alho e os talos de coentros picados. Pique até ficar grosseiramente misturado. Misture o azeite e volte a picar. Junte azeite até ficar com a consistência que preferir. Junte sal e pimenta, se achar necessário. Deite numa tigela e reserve.

Agora o risotto. Corte as chalotas e pique o dente de alho. Deite ambos numa panela alta, junte um fio de azeite e deixe cozinhar em lume brando, até amolecerem. Bata na erva-príncipe com as costas de uma faca, para que liberte o seu aroma, e junte à panela, misturando bem. Finalmente, deite o arroz, envolva bem no refogado e deixe cozinhar um pouco. Junte o vinho e mexa bem até que o arroz o absorva na totalidade.

Junte uma colher de caldo de legumes e mexa constantemente até o arroz absorver o caldo. Nessa altura, junte mais uma colher e repita. Continue assim durante alguns (vários...) minutos, até o arroz estar al dente. Rectifique os temperos, mexendo sempre, e finalmente deite a tapenade no arroz, mexendo bem.

Sirva com um pouco de raspa de lima por cima.

5 comentários

  1. Ena, isto parece mesmo saboroso! Erva príncipe não é assim muito fácil de encontrar, mas o Continente costuma ter - tenho de fazer esta receita.

    ResponderEliminar
  2. Ia perguntar-lhe onde arranja a erva príncipe, mas o Chef Javier já deu a dica. Ainda só fiz arroz de limão, dada a semelhança entre os ingredientes principais creio que na versão lima/arbóreo ainda fica superior...

    ResponderEliminar
  3. obrigada por todas as receitas que partilha...
    vou fazer bastantes...
    :))

    ResponderEliminar
  4. Cristina, tal como o chef Janvier, costumo encontrar com alguma facilidade no Continente (no meu caso, no de Telheiras).

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente há quem goste de estragar um potencial bom prato de risotto com natas... Acho que em França foram-me todos servidos com esse ingrediente à mistura. Quando se houve dizer que o segredo da cozinha francesa é a manteiga (e eu sei que para dar o toque final ao risotto basta tão simplesmente adicionar a manteiga no fim, nunca as natas), parece que les français deixaram de lado o que está bem e apostaram na gordura errada... domage!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff