terça-feira, 9 de outubro de 2007

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Bolo da cozedura feito pela Ti Zéfinha

4 comentários
 
O bolo da cozedura é um dos meus sabores de infância. Hoje podem-se encontrar umas variantes fracotas feitas para as grandes superfícies em vilas e cidades alentejanas, mas é necessário ir às velhas padarias para encontrar o produto genuíno. Então, o que é o bolo da cozedura? Com as sobras da massa para pão, junta-se açúcar, banha de porco e canela fazem-se umas grandes bolachas, com uns 15 cms de diâmetro e 1 cm de altura à saída do forno. Coisa saborosa! Melhor, só as fogaças de Alcochete. Come-se um bocadinho e parece apenas um bolo seco sem grande sabor. Depois come-se mais um bocadinho. E outro. E mais outro. Eu gosto mesmo!

Tenho de experimentar a receita em casa, porque esta foto saiu da cozinha da Ti Zéfinha (lamento ter focado as maçãs e não os bolos...), onde ela usa a sua mão mágica em vez de balanças, e portanto só tenho quantidades muito indicativas. Espero poder afinar a receita mais tarde, mas aqui fica já o essencial.

Para a massa de pão

Farinha 65: 500 grs
Sal: q.b.
Fermento de padeiro: q.b.

A adicionar à massa, depois de levedar:

Banha de porco: q.b. (50 a 100 g)
Canela: 3 colheres de chá
Açúcar: q.b. (70 a 120 g)


Fazer a massa de pão, e amassar durante 5 minutos. De punho fechado, rodopiar a mão sobre a massa. Puxar as “orelhas” à massa das pontas do alguidar para o centro. No final, espalhar farinha abundantemente, e deixar levedar tapado com pano, em local quente, por hora e meia a duas horas.
Juntar a banha de porco, canela, e açúcar. Mexer bem. Fazer uma bolas achatadas e levar a forno muito quente (250º) em tabuleiro untado com a banha de porco e farinha. Polvilhar com canela por cima.

4 comentários

  1. Nunca comi nada igual, acho que não temos no Brasil. Vou anotar a receita e tentar fazer.
    abs.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com lágrimas nos olhos!
    A minha avó, Alentejana de Odemira, fazia este bolo quando cozia pão e eu regalava-me e lambuzava-me.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei mas imagino ser uma delícia! Lembro-me que já vi uma receita deste género numa das Teleculinárias que a minha mãe tem lá em casa (com mais idade do que eu) mas não me lembro ter este nome (bolo de cozedura)... Talvez fosse de outra região mas era bem parecido! Gosto muito das suas fotos!

    ResponderEliminar
  4. Marizé e Migas, vocês por acaso não terão a receita com quantidades certas? Seria uma prenda abençoada para mim!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff