Por vezes peço uma posta de salmão com 15 cms de espessura. As peixeiras não gostam muito porque têm de ir buscar um salmão inteiro ou quase para me darem a minha posta de 15 cms, mas ganho 2 coisas: uma excelente posta para fazer lombos de salmão e peixe mais fresco.
Chegado a casa é tempo de abrir a posta ao meio para ficar com 2 grandes lombos, ainda com espinhas e pele. Escamo muito bem a pele com uma faca e tempero com limão ou lima, e preparo-me para iniciar a receita. É uma receita com um pequeno truque, em que primeiro levo o salmão a grelhar numa frigideira e depois vai ao forno para acabar de cozinhar. Retém melhor os sucos do peixe (detesto salmão cozinhado em excesso – fica seco) e sendo um lombo grosso fica bem passado por dentro.
Preparação
Corte batatas em cubos. Lave os bróculos. Leve a cozer em água com sal.
Escame os lombos de salmão e leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite, e temperado com sal. É uma posta pesada – vá abanando a frigideira com frequência para garantir que não se está a pegar. Quando repassar mais de 1 dedo de altura, vire a posta. Ligue a grelha do forno.
Para uma posta de 3 dedos de altura, deve ter agora um dedo de salmão cru no centro. Leve à grelha do forno, por uns minutos, num prato de barro ou numa frigideira própria, enquanto finaliza as batatas.
Corte a Vaqueiro em cubos e aqueça num wok. Despeje por cima as batatas e os bróculos, devidamente escorridos de água. Deixe as batatas alourar ligeiramente no pecado da gordura saborosa.
Espreite o salmão – ligeiramente tostado por cima, e já todo cozinhado – e retire-o do forno.
Sirva deitando 2 golpes de molho de soja sobre o peixe, e regando generosamente com sumo de meia lima por cada prato. Perfume com raspas de um grão de noz-moscada.
Peixe suculento, com aromas orientais da lima, noz-moscada e molho de soja, que se desfaz em lascas quando pressionado com um garfo - saboroso.
Ingredientes:
1 lombo de salmão (na verdade, meia posta de 15 cms);
400 g de batatas
150 g de bróculos
70 g de Vaqueiro
2 a 3 limas
Sal
Azeite
Molho de soja
Noz-moscada em grão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Clique na foto para ver aumentada. Ficou amarelada e não se vê muito bem em ponto pequeno.
ResponderEliminarA receita dá para 3 a 4 pessoas.
Cristo!!! ver a foto em tamanho pequeno já me deixa a babar, cliquei e vi aumentada e fiquei ainda pior... é que eu adoro salmão e esta receita é uma perfeição. parabéns
ResponderEliminarAdorei essa técnica, aliás, técnicas: A da frigideira antes do forno e a da posta de 15 cm.
ResponderEliminarBom fim de semana
Gosto muito de Salmão. Este parece-me muito bom com a adição do molho de soja!
ResponderEliminarEsta receita tem aspecto de ser uma verdadeira tentação. O R. adora salmão pelo que tenho mesmo de experimentar esta ;)
ResponderEliminarEssa dica de pedirmos uma posta com 15 cm parece-me uma óptima ideia. As suas fotos são sempre tão bonitas. Gosto muito do seu blog. Parabéns. Beijinhos
ResponderEliminarmuito bonito o blgo de voces caras. Parabéns
ResponderEliminarluciano
www.concha-de-retalhos.blogspot.com
Tenho feito muito lombos de salmão cozidos a vapor. Ficam com um sabor extraordinário, para quem gosta deste peixe. Não me tinha lembrado de lhe juntar molho de soja, vou reter esta ideia...
ResponderEliminarOla o meu nome e marcia e quero dizer que esta receita não so e fabulosa como muito apetitosa, no outro dia fiz este prato para o meu almoço e o meu marido deu-me os parabens por um prato tão apetitoso.
ResponderEliminarQuero agradecer por colocar no seu blogue receitas como esta!
Muitos parabens e quero ja demais avisar que pode contar comigo para provar os seus pratos, como este...
Muitos beijinhos de uma pessoa que a admira bastante!
Cumprimentos para a sua familia e todo o pessoal la de casa...
Beijinhos para o seu marido e diga-lhe que adorei a noite de ontem, e diga-lhe que estou gravida! Ele faz-me sentir coisas que nunca senti na vida, diga-lhe que combinamos no mesmo hotel e no mesmo quarto...
Adorei, ele ate ganiu... adoro o pénis dele, é grande e peludo, ate a cabecinha do pénis e grande...
Não se esqueça de lhe dizer isto tudo, o meu marido já sabe e não se zanga com ele...
Beijinhos grandes para o seu marido.
A senhora não sabe a sorte que tem em ter um marido daqueles.
Ele na cama, faz coisas que o meu marido nunca fez, é melhor não entrar em promenores...
Abraços grandes!