domingo, 3 de fevereiro de 2008

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Pudim flan em 4 minutos

12 comentários
 
Fiz pela primeira vez esta sobremesa rapidíssima. Juntamente com o bolo de chocolate em 5 minutos, é uma sobremesa de última hora. Aprendi a receita num workshop no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, e resolvi experimentar em casa. Ficou quase bom – o pudim é saboroso mas ficou feinho, coitado…

A culpa é minha, que acabei por lhe dar demasiado tempo de microondas (ao fim dos 4 minutos deixei por mais 2…) o que lhe deu este aspecto espapaçado e esburacado. Depois, a gula fez com que o servisse demasiado depressa, quando devia ter ficado a esfriar um pouco.

Receita mais simples é difícil.

Ingredientes:

3 ovos grandes
250 ml de leite meio gordo ou gordo
3 colheres de sopa de açúcar
Algumas gotas de extracto de baunilha (opcional)

Caramelo líquido q.b.

Preparação:

Bata um pouco os 3 ovos com o açúcar. Junte o leite e as gotas de extracto de baunilha, se gostar. Deite o caramelo líquido no fundo de uma forma e verta a mistura por cima. Leve ao microondas por 4 minutos na potência máxima. Sirva frio.

Se ao fim dos 4 minutos ficar ainda um pouco líquido, avance mais 40 segundos ou 1 minuto. Mais tempo e o pudim começa a ferver, deixando grandes buracos de vapor como se vê na imagem.

Eu não tinha extracto de baunilha, mas tinha vagem de baunilha, pelo que cortei um pouco e deitei as sementes de baunilha no pudim – são os pontinhos negros na imagem. Sabe bem melhor que os pudim flan artificiais, e é mais rápido. Recomendo.

12 comentários

  1. Boa ideia para uma emergência e não só!
    Aliás, acho que o vou fazer agora porque a minha filha vai ter amanhã umas amigas a almoçar e fica a sobremesa resolvida... riso

    ResponderEliminar
  2. fiquei doida com esta receita. é super fácil de fazer e aposto que fica uma delícia
    e o teu pudim, mesmo com os buraquitos, está lindo

    ResponderEliminar
  3. fiquei apaixonada por essa receita..e.já salvei para fazer rapidinho..se ficou tão lindo assim..imagino..quanfo ficar belissimo!!rss..é de dar agua na boca..parabens...iliane

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos comentários tão simpáticos - que coisas pode um homem fazer que deixe as mulheres doidas e apaixonadas? Pudim flan é afinal uma das respostas possíveis :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro pudins e mal vi esta receita tive de ir experimentar. Ficou óptima mas agora tenho um problema...sempre que me apetece um doce só me lembro de ir fazer um pudim rapidinho. Ai a minha dieta. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. adoro receitas rápidas e deliciosas.Adoro cremes.
    obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Já copiei esta receita, mas ainda não tive oportunidade de a fazer.
    Estou cheia de curiosidade!

    ResponderEliminar
  8. Bem... grande grande receita. fiz ontem e realmente é rápido... demorei mais a fazer o caramelo :D e fica delicioso... o problema foi que não tinha forma de pudim, a qual substituí por uma taça...quando virei o pudim "splash" esborrachou-se!!! THANKS pela receita

    ResponderEliminar
  9. Achei que será muito fácil de fazer este pudim e para aqueles momentos em que apetece uma sobremesa, mas... não há, com este pudim passa a haver.
    Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  10. Hoje resolvi experimentar essa receita, mas como o pessoal daqui de casa adora um doce, resolvi dobrar a receita...
    Quem diria, deu perfeitamente certo, só teve que passar alguns angustiantes minutos a mais no microondas.
    Mas ficou uma delicia, e lindo!
    *__*

    Já esta integrado as minhas receitas para quando voltar pra facul.
    XD

    ResponderEliminar
  11. Esta receita salvou o meu pudim flan que não tinha resultado! Uns minutos no micro-ondas e ficou com uma ótima consistência.
    Obrigada!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff