sexta-feira, 12 de setembro de 2008
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Arancini de risotto
cozinhado por
Chef Spadanini
@
16:55
7 comentários
Etiquetas:
Entradas,
Ovo-lacto vegetariano,
Risotto
Um bom risotto é um prato que demora algum tempo a fazer, mas vale bem a pena. Aqui no blog já temos duas receitas diferentes, e é fácil encontrar - ou inventar - muitas outras. No entanto, que fazer quando no final da refeição sobra risotto? Os italianos encontraram a melhor resposta para esta questão, criando os arancini ('laranjinhas', em italiano), que não são mais do que bolinhas de risotto fritas, geralmente recheadas de queijo.
A receita é muito simples, mas é uma excelente forma de transformar o que sobrar de um bom risotto numa bela entrada (ou mesmo num prato principal) para a refeição seguinte.
Ingredientes (as quantidades dependem de quanto risotto tiver sobrado):
Sobras de risotto
Ovos
Farinha
Pão ralado
Queijo mozarella
Óleo
Preparação:
Prepare um prato com a farinha, uma taça com os ovos batidos (a quantidade depende de quantos arancini for preparar) e outro prato com o pão ralado.
Pegue com as mãos num pouco do risotto e molde uma bola, do tamanho de uma pequena laranja (daí o nome deste prato). Com um dedo, abra um buraco na bola e coloque-lhe dentro um bom pedaço de mozarella (que irá derreter durante a fritura, dando um sabor óptimo aos arancini). Volte a fechar. Passe a bola pela farinha, depois pelo ovo, e finalmente pelo pão ralado. Repita até usar todo o risotto.
De seguida, aqueça o óleo bem quente, baixe o lume e frite os arancini até ficarem bem dourados. Coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo e sirva imediatamente.
P.S. Os arancini da foto ficaram meio espalmados e quebrados - coloquei-lhes uma folha de papel absorvente por cima para retirar o óleo e carreguei um pouco demais (e eles são bastante frágeis...). Paciência - quando voltar a fazê-los, se me lembrar, tirarei nova foto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ahhhh, mesmo espalmidinhos têm um belo aspecto. Comia agora 2 ou 3...
ResponderEliminarDe facto, essa é uma bela maneira de reciclar sobras de risotto. Também costumo fazer arancini. :-)
ResponderEliminarAbraço.
Somos fas cá em casa. Ja fiz com risotto de espargos verdes e com risotto de porcini. Nhami :)
ResponderEliminarPor aqui é difícil sobrar risotto, mas vou guardar a sugestão.
ResponderEliminarBjs!
Adoreeeei a dica! É uma ótima solução, realmente!
ResponderEliminarBeijinhos
Ai como eu gosto de aranccini!
ResponderEliminarmuito interessante a utilização da sobra do risotto, diga-se de passagem o meu prato preferido. Parabéns pelo blog, abração, Ronaldo Rossi
ResponderEliminar