domingo, 9 de novembro de 2008
domingo, 9 de novembro de 2008
Lasagna no forno
Um dos mais famosos pratos italianos, a Lasagna no forno é fácil de fazer e muito saborosa. Esta receita é adaptada (muito ligeiramente) de um óptimo livro que comprei em Itália no início do ano - o Grande Libro Della Cucina Per Tutti I Giorni.
Ingredientes (4 pessoas)
Para a lasagna:
250g de folhas de lasagna
150g de carne de vaca picada
1/2 cebola
1 cenoura pequena
1/2 talo de aipo
1 dente de alho
50g de presunto em fatias
50g de chouriço
1/2 copo de vinho tinto
600g polpa de tomate
louro
1 cravinho
canela
algumas folhas de manjericão
2 queijos mozarela
queijo parmesão ralado
azeite
sal
pimenta
manteiga
Para o molho bechamel:
50g de manteiga
50g de farinha branca
1/2l de leite
noz moscada
sal
pimenta
Prepare o molho da lasagna começando por picar a cebola, a cenoura, o aipo, o dente de alho, o manjericão e o presunto. Pique também o chouriço e deite-o numa panela com um pouco de azeite, deixando ganhar cor. Junte a mistura de cebola, cenoura, aipo, alho, manjericão e presunto, mexendo bem. Antes de alourar junte a carne picada e deixe-a ganhar cor. Deite o vinho e cozinhe até este evaporar. Finalmente, junte o tomate, o louro, um pouco de canela, o cravinho e um pouco de sal e pimenta. Tape a panela e deixe cozinhar em lume brando/médio por cerca de 10 minutos. Prove - se estiver no ponto, tire do lume.
Entretanto vá preparando o molho bechamel - não é difícil, se for feito com cuidado (pode sempre comprá-lo já pronto, mas tem menos piada...). Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar durante 10 minutos. Pouco antes de terminar o tempo junte sal, pimenta e um pouco de noz moscada. Está feito.
Agora é altura de preparar a lasagna. Ligue o forno a 200º para ir aquecendo. Num recipiente largo coloque uma folha de lasagna. Sobre a folha deite pedaços de mozarella e parmesão ralado. Cubra com outra folha de lasagna - sobre esta deite o molho de carne e o bechamel. Continue a alternar as folhas, terminando com uma camada com molho e béchamel. Cubra com queijo ralado, coloque algumas nozes de manteiga e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até estar pronto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Isto deu-me vontade de fazer lasanha para o almoço de amanhã :)
ResponderEliminarChefe, eu gostava imenso de comer isso mas não sou capaz de fazer uma lasagna como deve ser! Que marca/tipo de lasagna utiliza??? Só 30 minutos ??? Eu já utilizei n marcas diferentes do tipo pre cozidas e elas saem duras. Ponho logo uma grande camada de bechamel para não queimar a massa , mas não adianta que ela passa de crua a queimada!!!
ResponderEliminarDiga-me qual o segredo!!!
Obgda.
julia
Júlia, experimente comprar lasagna fresca e não seca (é fácil encontrar na secção de massas frescas dos hipermercados). Antes de começar, coza as folhas de lasagna em água a ferver durante uns 3/4 minutos, passe-as por água fria (com cuidado para não as quebrar), escorra-as bem e deite-as sobre um pano de cozinha enquanto faz o resto da receita. A massa fresca absorve melhor o molho e não queimará tão facilmente.
ResponderEliminarTambém ajuda não deixar que os molhos (quer o molho de carne quer o béchamel) sequem demasiado, caso contrário será mais difícil que a massa os absorva e não seque.
Espero ter ajudado!!
Foi óptimo relembrar ao palato, mesmo que apenas por indução da leitura, quão bom sabe uma boa lasanha! Também estou com vontade de voltar a fazer uma de carne, embora a de granulado de soja tenha começado a ser uma pequena especialidade que engana os mais cépticos e tradicionalistas "meet eaters".
ResponderEliminarJá agora chef spadanini, se me permite uma sugestão para a sua leitora Júlia, para evitar que as folhas de lasanha (quer sejam secas ou frescas) fiquem queimadas e cruas, convém sempre que os molhos (carne e béchamel) sejam sempre bem sumarentos, evitando não serem muito líquidos, mas acima de tudo, o que gosto de fazer como "rede de segurança" fiável, é uma cama de béchamel antes da primeira camada de massa e garantir uma boa cobertura sobre a última, para que possam cozinhar bem nos molhos da lasanha.
Bon ap!
obgda Chefe e Duarte! Vou tentar fazer novamente tendo em atenção as vossas sugestões! Voltarei quando tiver boas notícias!
ResponderEliminarjúlia
um clássico da cozinha italiana. a foto ficou bem apetitosa ;-) beijocas
ResponderEliminarOi! Sou a Debora do Mirepoix e te convido a participar do Desafio Azul... vamos fortalecer essa rede em nome do bem do planeta!
ResponderEliminarO aipo vai fazer aí toda a diferença, no molho da carne. Lasanha é nossa convidada mensal cá em casa :)
ResponderEliminarTem um aspecto delicioso. Já não faço há algum tempo, vou fazer amanhã :)
ResponderEliminarRica lasagna!
ResponderEliminarO toque fresco do aipo e a firmeza do presunto a aguentar o conjunto deve ter dado um final grandioso!
Esta suprema maldade de termos tão poucas refeições disponíveis nos dias que nos são dados viver...
mnham mnham!
ResponderEliminarAndo à horas a tentar espetar o garfo no ecrã para ver se consigo tiarar uma garfada, mas nao dá!
Tem um óptimo aspecto!
Bjs
isto dá para quantas pessoas? alguem sabe?
ResponderEliminarcumprimentos,
filipa
Filipa, bem visto - esqueci-me de colocar o número de pessoas na receita. Tive de ir confirmar na receita original, porque já não me lembrava: é para 4 pessoas. Vou actualizar o texto.
ResponderEliminarObrigado!