domingo, 9 de novembro de 2008

domingo, 9 de novembro de 2008

Lasagna no forno

13 comentários
 

Um dos mais famosos pratos italianos, a Lasagna no forno é fácil de fazer e muito saborosa. Esta receita é adaptada (muito ligeiramente) de um óptimo livro que comprei em Itália no início do ano - o Grande Libro Della Cucina Per Tutti I Giorni.

Ingredientes (4 pessoas)

Para a lasagna:
250g de folhas de lasagna
150g de carne de vaca picada
1/2 cebola
1 cenoura pequena
1/2 talo de aipo
1 dente de alho
50g de presunto em fatias
50g de chouriço
1/2 copo de vinho tinto
600g polpa de tomate
louro
1 cravinho
canela
algumas folhas de manjericão
2 queijos mozarela
queijo parmesão ralado
azeite
sal
pimenta
manteiga

Para o molho bechamel:
50g de manteiga
50g de farinha branca
1/2l de leite
noz moscada
sal
pimenta


Prepare o molho da lasagna começando por picar a cebola, a cenoura, o aipo, o dente de alho, o manjericão e o presunto. Pique também o chouriço e deite-o numa panela com um pouco de azeite, deixando ganhar cor. Junte a mistura de cebola, cenoura, aipo, alho, manjericão e presunto, mexendo bem. Antes de alourar junte a carne picada e deixe-a ganhar cor. Deite o vinho e cozinhe até este evaporar. Finalmente, junte o tomate, o louro, um pouco de canela, o cravinho e um pouco de sal e pimenta. Tape a panela e deixe cozinhar em lume brando/médio por cerca de 10 minutos. Prove - se estiver no ponto, tire do lume.

Entretanto vá preparando o molho bechamel - não é difícil, se for feito com cuidado (pode sempre comprá-lo já pronto, mas tem menos piada...). Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar durante 10 minutos. Pouco antes de terminar o tempo junte sal, pimenta e um pouco de noz moscada. Está feito.

Agora é altura de preparar a lasagna. Ligue o forno a 200º para ir aquecendo. Num recipiente largo coloque uma folha de lasagna. Sobre a folha deite pedaços de mozarella e parmesão ralado. Cubra com outra folha de lasagna - sobre esta deite o molho de carne e o bechamel. Continue a alternar as folhas, terminando com uma camada com molho e béchamel. Cubra com queijo ralado, coloque algumas nozes de manteiga e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até estar pronto.

13 comentários

  1. Isto deu-me vontade de fazer lasanha para o almoço de amanhã :)

    ResponderEliminar
  2. Chefe, eu gostava imenso de comer isso mas não sou capaz de fazer uma lasagna como deve ser! Que marca/tipo de lasagna utiliza??? Só 30 minutos ??? Eu já utilizei n marcas diferentes do tipo pre cozidas e elas saem duras. Ponho logo uma grande camada de bechamel para não queimar a massa , mas não adianta que ela passa de crua a queimada!!!
    Diga-me qual o segredo!!!
    Obgda.
    julia

    ResponderEliminar
  3. Júlia, experimente comprar lasagna fresca e não seca (é fácil encontrar na secção de massas frescas dos hipermercados). Antes de começar, coza as folhas de lasagna em água a ferver durante uns 3/4 minutos, passe-as por água fria (com cuidado para não as quebrar), escorra-as bem e deite-as sobre um pano de cozinha enquanto faz o resto da receita. A massa fresca absorve melhor o molho e não queimará tão facilmente.

    Também ajuda não deixar que os molhos (quer o molho de carne quer o béchamel) sequem demasiado, caso contrário será mais difícil que a massa os absorva e não seque.

    Espero ter ajudado!!

    ResponderEliminar
  4. Foi óptimo relembrar ao palato, mesmo que apenas por indução da leitura, quão bom sabe uma boa lasanha! Também estou com vontade de voltar a fazer uma de carne, embora a de granulado de soja tenha começado a ser uma pequena especialidade que engana os mais cépticos e tradicionalistas "meet eaters".

    Já agora chef spadanini, se me permite uma sugestão para a sua leitora Júlia, para evitar que as folhas de lasanha (quer sejam secas ou frescas) fiquem queimadas e cruas, convém sempre que os molhos (carne e béchamel) sejam sempre bem sumarentos, evitando não serem muito líquidos, mas acima de tudo, o que gosto de fazer como "rede de segurança" fiável, é uma cama de béchamel antes da primeira camada de massa e garantir uma boa cobertura sobre a última, para que possam cozinhar bem nos molhos da lasanha.

    Bon ap!

    ResponderEliminar
  5. obgda Chefe e Duarte! Vou tentar fazer novamente tendo em atenção as vossas sugestões! Voltarei quando tiver boas notícias!

    júlia

    ResponderEliminar
  6. um clássico da cozinha italiana. a foto ficou bem apetitosa ;-) beijocas

    ResponderEliminar
  7. Oi! Sou a Debora do Mirepoix e te convido a participar do Desafio Azul... vamos fortalecer essa rede em nome do bem do planeta!

    ResponderEliminar
  8. O aipo vai fazer aí toda a diferença, no molho da carne. Lasanha é nossa convidada mensal cá em casa :)

    ResponderEliminar
  9. Tem um aspecto delicioso. Já não faço há algum tempo, vou fazer amanhã :)

    ResponderEliminar
  10. Rica lasagna!
    O toque fresco do aipo e a firmeza do presunto a aguentar o conjunto deve ter dado um final grandioso!

    Esta suprema maldade de termos tão poucas refeições disponíveis nos dias que nos são dados viver...

    ResponderEliminar
  11. mnham mnham!

    Ando à horas a tentar espetar o garfo no ecrã para ver se consigo tiarar uma garfada, mas nao dá!
    Tem um óptimo aspecto!

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. isto dá para quantas pessoas? alguem sabe?

    cumprimentos,
    filipa

    ResponderEliminar
  13. Filipa, bem visto - esqueci-me de colocar o número de pessoas na receita. Tive de ir confirmar na receita original, porque já não me lembrava: é para 4 pessoas. Vou actualizar o texto.
    Obrigado!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff