quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Vitela panada com pinhões e puré de maçã e louro

8 comentários
 

A receita foi retirada de um livro de que já cá falámos, mas que vale sempre a pena referir de novo - "A Cozinha Italiana de Augusto Gemelli", do chef Gemelli; fi-la há pouco, para o jantar de hoje, e foi muito bem recebida. É um prato interessante, saboroso, com os pinhões a dar uma textura inesperada à vitela. O puré resulta muito bem - e a ideia do louro é pouco comum, pelo menos nas versões que conheço do puré de maçã. Vale a pena experimentar!

Ingredientes (2 pessoas):
300g de lombo de vitela
100g de pinhões
2 maçãs reinetas
vinho branco
farinha
louro
azeite
sal
pimenta


Preparação:
Prepare primeiro o puré, dando alguns golpes nas maçãs e introduzindo nos mesmos algumas folhas de louro. Coloque num recipiente de ir ao forno, regue com um pouco de vinho branco, tape com folha de alumínio e leve ao forno a 200º até a maçã estar cozida. Retire do forno, separe a casca, os caroços e o louro, ficando apenas com a polpa das maçãs. Triture bem com a varinha mágica e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Corte o lombo em fatias com cerca de 1cm de espessura e tempere-as com sal e pimenta. Faça um polme juntando farinha (2 ou 3 colheres de sopa) com um pouco de água - se estiver demasiado líquido junte mais farinha, se estiver demasiado empapado deite mais água. Entretanto triture os pinhões grosseiramente (num almofariz, por exemplo) e espalhe-os num prato. Leve uma frigideira com azeite ao lume, deixe o azeite ficar quente e reduza para lume médio. Passe as fatias de lombo pela polme, depois pelos pinhões e frite no azeite até os pinhões estarem tostados. Retire e absorva o excesso de gordura em papel absorvente.

Sirva de imediato, acompanhado pelo puré (aqueça-o antes de servir ou, em alternativa, sirva-o frio).

8 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de puré de maçã mas lá em casa sou o único. A ver se com o louro conquisto adeptos. A receita tem bom aspecto e com uns bifes da vazia que estão por agora no congelador em casa também vai ficar bem de certeza.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Ficou com um aspecto sensacional
    essa carne.E deve ser muitíssimo boa


    binhos,

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Vocês conhecem os sapatos Crocs Bistro e Profi Birki Super Birki?
    Estes sapatos são especialmente desenvolvidos para e chefes de cozinha
    São muito confortáveis, antiderrapantes e impermeáveis
    Os meus eu comprei na Loja Perere... dá para comprar online... Vale a pena conferir!!! www.lojaperere.com.br
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Ok, já experimentei. Usei bife da vazia, que ficou muito bom - tenrinho e rosado por dentro, muito macio. A cobertura é que me correu mal de início, com o polme a sair todo mas depois lá me entendi com o assunto e ficou saboroso. A gordura do azeite e dos frutos secos tornam o bife mais gorduroso, mas já se sabe, gordura é gulodice...

    ResponderEliminar
  6. Já experimentei esse puré de maça e de facto o louro faz diferença.

    continuação de bom trabalho e que venham mais receitas.

    ResponderEliminar
  7. Não tinha pinhões, fiz com nozes! Um espétaculo! :))

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff