terça-feira, 8 de março de 2011

terça-feira, 8 de março de 2011

Fogaças de Alcochete

8 comentários
 

Desde que uns amigos me ofereceram um saco de fogaças de presente que ando com ideia de experimentar fazê-las em casa. As fogaças, típicas de Alcochete, são um bolo simples, mas com um sabor óptimo a canela e limão, bem cozidas por fora e encruadas por dentro.
Pesquisando por receitas na Internet, encontram-se variadas variações da mesma receita, apenas com uma ou outra alteração ocasional - praticamente todas têm as mesmas proporções: 1 parte de farinha, 0,70 de açúcar e 0,25 de manteiga. Sendo assim, peguei nessas proporções e experimentei, com bom resultado. Aqui fica a receita.


Ingredientes:
500g de farinha sem fermento
350g de açúcar amarelo
125g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de canela
raspa de 1 limão
1 gema de ovo
água tépida


Preparação:
Peneire para uma tigela grande a farinha e o açúcar, misturando-os bem. Junte canela (coloquei a olho, aproximadamente duas colheres de sopa), a raspa de limão e a manteiga amolecida. Vá juntando água a pouco e pouco e mexendo bem, até a massa começar a ligar. Amasse com as mãos, como se fizesse massa de pão. Se estiver demasiado húmida junte farinha até ficar no ponto.

Faça bolinhas pequenas de massa e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincele com a gema e leve ao forno bem quente - a ideia é que cozam bem por fora mas se mantenham pouco cozidas por dentro. Tenha em atenção que as fogaças ainda cozem um pouco depois de sairem do forno.

8 comentários

  1. Gosto imenso de fogaças de Alcochete, a tua receita parece bem simples! E ficaram com um aspecto delicioso...

    ResponderEliminar
  2. ADORO fogaças de Alcochete, da padaria Piqueira! Compro das grandes, de meio quilo, porque as grandes ficam mais cruas por dentro e não tão secas como as pequenas.

    ResponderEliminar
  3. A hipertensão possui alguns estágios. Quantos antes identificada, mais fácil o seu controle. Entenda: http://bit.ly/i38ePf. #saúdenãotempreço

    Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderEliminar
  4. Adoro fogaças de Alcochete que costumo comprar à passagem para o alentejo, num café de Passil que as tem congeladas para manterem o encruado delicioso do meio.
    Gostei de saber a receita, que me vai permitir reduzir um pouco o açúcar, pois ao fim de duas começo a senti-las doces demais.

    ResponderEliminar
  5. Ups....ficou sempre anónimo....tens que fazer fazer fogaças paraos amigos :) Eu ofereço o chá.

    ResponderEliminar
  6. Já existe a fogaca de alcochete no facebook.

    Click em gosto.

    Obrigado a todos.

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff