sábado, 2 de fevereiro de 2013

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Alheira com puré frutado de feijão branco

3 comentários
 
Imaginei primeiro esta receita a pensar nos meus filhos, tentando que eles comessem mais feijão. Olhei para o frasco de feijão branco cozido, pensei em como o tornar mais guloso, mais próximo dos gostos de uma criança. Um olhar rápido para a cesta da fruta deu a inspiração necessária e soube logo o que ia fazer – cozer fruta e fazer um puré com o feijão. Para tornar tudo mais interessante, uma estrela de anis haveria de dar um pequeno toque exótico que também iria apelar aos adultos. Lamentavelmente os miúdos não gostaram… comemos nós, os adultos, com muito gosto!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 alheiras
400 g de feijão branco cozido escorrido
2 maçãs golden
1 pêra rocha
1 estrela de anis
2 c. sopa de azeite
1 dente de alho
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte a fruta em pedaços e leve a cozer num tacho pequeno em pouca água com a estrela de anis. Escorra e reserve. No tacho aqueça o azeite com o dente de alho esmagado. Retire o alho e adicione os feijões com a fruta por cima, aquecendo-os por alguns minutos. Triture tudo com a varinha mágica e para ficar mais cremoso e sem fibras passe tudo por um coador de arame. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Entretanto, pique as alheiras com um palito de ambos os lados e leve-as a uma frigideira quente até ficarem bem alouradas de ambos os lados. Sirva as alheiras por cima do puré.

Este puré tem toda a aparência de um puré de batata, mas um pouco mais fluido. Contudo, o sabor é muito mais interessante e presta-se seguramente a acompanhar outros pratos.

3 comentários

  1. Pois... Duvido que a minha princesa tambem gostasse... Mas os adultos cá de casa irão gostar com certeza :-)

    ResponderEliminar
  2. Isto deve ser uma maravilha, vou ter de experimentar! Fiquei muito curioso com o puré!...

    ResponderEliminar
  3. Adorei e já levei comigo :)

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff