terça-feira, 23 de janeiro de 2007
terça-feira, 23 de janeiro de 2007
Crumble de maçãs e pêras
cozinhado por
Chef Spadanini
@
06:09
3 comentários
Etiquetas:
Ovo-lacto vegetariano,
Sobremesas,
Vegan
O crumble é uma daquelas sobremesas que é fácil de fazer e é sempre bem recebida. A receita que sigo é baseada numa publicada pela Vaqueiro, originalmente com maçãs, mas à qual acrescentei as pêras.
É curioso que muitas vezes não há a percepção de que a cobertura do crumble (tal como muitas vezes, mas não sempre, as bases dos cheesecakes) não leva bolacha, mas sim uma mistura de farinha, açúcar e margarina (ou manteiga). Suponho que se possa conseguir um efeito semelhante usando bolacha esmigalhada, embora nenhuma das receitas de crumble que conheço o faça.
Ingredientes (4 pessoas):
3 maçãs
1 ou 2 pêras
algumas sultanas
algumas nozes
2 a 3 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de maisena
200g de farinha
80g açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
100g de margarina
Preparação:
Antes de mais, comece por ligar o forno para 200º.
De seguida, prepare os ingredientes: corte as maçãs e as pêras em pedacinhos pequenos (a receita original sugeria ralar a maçã num ralador - eu tentei e o resultado não foi bonito; parecia mais puré de maçã do que maçã ralada. Desde então que prefiro ser eu a cortar em pedaços pequenos, à faca, sem esmagar...), abra as nozes e parta-as também em pedaços pequenos.
Coloque os pedaços de maçã e pêra numa tarteira de ir ao forno. Coloque por cima algumas sultanas (a gosto) e as nozes. Polvilhe com a maisena e regue com o vinho do Porto. Misture tudo bem.
Agora prepare a cobertura (a tal que não leva bolacha): numa tigela coloque a farinha, o açúcar e a canela em pó e a margarina cortada em pedaços pequenos. Comece a misturar com as mãos, tentando esfarelar a margarina com as pontas dos dedos, até toda a mistura ter um aspecto arenoso.
Espalhe a mistura sobre as maçãs e as pêras, calcando ligeiramente, para dar um aspecto mais uniforme à cobertura. Leve ao forno e deixe cozer até a cobertura estar dourada.
Sirva com uma bola (ou mais...) de gelado de nata.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que delícia!
ResponderEliminarPi
Olá Bruno!
ResponderEliminarFiz ontem esta receita e gostei imenso!
Obrigada ;)
Inês
denmarks's_daily
Amei esta receita e teu blog! Carinhos.
ResponderEliminar