segunda-feira, 7 de abril de 2008

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Gelado de morango

11 comentários
 
Continuo a explorar, com bons resultados, o livro de gelados que comprei. Desta feita, em vez de um sorvete, fiz um gelado propriamente dito. A diferença entre ambos é que enquanto o sorvete é normalmente feito à base de gelo e fruta, o gelado leva leite ou natas, ficando mais cremoso.


Ingredientes (6 pessoas):
150ml de água
200g de açúcar extrafino (se não tiver açucar extrafino, coloque açúcar normal num copo misturador e triture bem)
900g de morangos frescos, mais uns quantos para decorar
300ml de natas
sumo de 1/2 limão
sumo de 1/2 laranja


Preparação:
Junte a água e o açúcar e leve a lume brando, mexendo sempre até o açúcar se dissolver totalmente na água. Assim que começar a ferver, deixe ficar ao lume por mais 5 minutos, sem mexer. Retire e deixe arrefecer por pelo menos 1 hora. Aproveite entretanto para bater bem as natas e colocá-las no frigorífico.

De seguida, lave bem os morangos e passe-os por um passador. Esta é uma boa actividade anti-stress - coloque os morangos no passador e esmague-os de encontro à rede; pode também ajudar com uma colher de pau, mexendo-os bem dentro do passador. Obterá um puré de morango, sem sementes. Assim que a calda de açúcar tiver arrefecido, junte-lhe este puré de morangos e adicione também os sumos do meio limão e da meia laranja.

Se tiver uma máquina de gelados, misture agora as natas batidas com a mistura de morango e coloque na máquina, seguindo as instruções do fabricante para fazer o gelado.

Se não tiver máquina, coloque a mistura de morango (sem lhe misturar as natas!) num recipiente e leve ao congelador, destapado, durante 1 a 2 horas (até começar a congelar nos bordos). Retire do congelador e bata bem com um garfo ou com uma batedeira até quebrar os cristais de gelo e tornar a mistura homogénea. Junte nesta altura as natas batidas, misture tudo muito bem e volte a colocar no congelador por mais 2 ou 3 horas, retirando de meia em meia hora e batendo com um garfo para quebrar os cristais de gelo.

Sirva decorado com morangos.

(Tal como no sorvete de maracujá, pode conservar este gelado no congelador, em recipiente fechado).

11 comentários

  1. Posso dizer que a esposa e criançada adoraram. Como a receita era para seis, eu acabei por comer mais uma dose... porque ehrr... aquilo sabia mesmo a fruta e... estava mesmo fresquinho e tal... e estava a sobrar um pouco... e achei que não parecia mal... e o raio do gelado estava mesmo saboroso.

    ResponderEliminar
  2. Também fiz um sorvete por estes dias. Este livro deve ser bem interessante. Pena é que não encontro morangos cá. Fico com a imagem e com a água na boca! :o)

    ResponderEliminar
  3. são 4 da manhã e só posso dizer uma coisa... GRANDE BLOG!!! amo culinária... amo cozinhar... acho que o faço desde pequena (influências de avó pasteleira e de mãe boa cozinheira). andava à procura de coisas sobre jamie oliver porque vi um livro hoje na Box de Coimbra e encontro este blog fantástico. vou começar a visitar e a fazer as receitas.
    PARABÉNS E CONTINUEM.

    ***rafaela

    ResponderEliminar
  4. De facto, esta sobremesa estava deliciosa.
    E, o resto da ementa...excelente :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro geladinhos e estas suas receitas parecem simples e muito saborosas e pelo menos sabemos que o que comemos é mesmo natural e sem conservantes. Quando voltar o tempo quente vou experimentar.

    ResponderEliminar
  6. Devo dizer que desde que comprei a minha máquna de gelados que tenho feito imensos. Ficam tão bons os gelados caseiros!

    ResponderEliminar
  7. Sou doida por gelados e tu tens muito por onde eu escolher hehehe.
    Visita sagrada ao teu blog :)

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    É só para dizer que adorei este blog... sem dúvida 5 estrelas!
    Prefiro o gelado ao sorvete e este tem muito bom aspecto...

    A cozinha com tomates está adicionada ao meu blog... espero que não haja problema.

    :-)

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos pelos comentários - está visto que não é só comigo que os gelados fazem sucesso... :)
    Ameixa Seca, não há problema nenhum em nos adicionar, nós é que agradecemos! :)

    ResponderEliminar
  10. Céus, sou maníaca por gelados,não posso vir aqui...

    Uma questão, porque não se pode adicionar logo as natas?

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff