terça-feira, 16 de janeiro de 2007

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Caril de Frango à Moçambicana (segundo o Carlos)

5 comentários
 

A receita original foi publicada no Comezainas, mas o Carlos, que ma passou, sugeriu-me algumas alterações, que resultaram bem e deram origem à receita na versão que aqui publico.
A polpa de coco é complicada de encontrar - o mais aproximado que encontrei foi uma lata de algo chamado 'carne de coco jovem' - parece ter algumas conotações estranhas, mas é apenas polpa de coco verde, parece-me. Foi o que usei e resultou bem.
Só uma pequena nota: o Carlos aconselhou-me a colocar um pouco de picante, que não está incluído na receita. Não o fiz (não tinha picante disponível), mas concordo que faz falta e que deve ser acrescentado, q.b.

Ingredientes (4 pessoas):
1 kg de frango
2 chávenas de arroz basmati
2 cebolas grandes
4 tomates
2 mangas verdes
3 dentes de alho
1 polpa de coco
2 dl de leite de coco
2 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de sopa de margarina
1 dl de azeite
2 colheres de sobremesa de caril
coentros
cominhos
sal
pimenta

Preparação:
Começa-se por temperar o frango com sal e cortá-lo em pedaços pequenos; aproveita-se para picar as cebolas e os alhos, para cortar as mangas em pedaços, para picar a polpa de coco e para descascar e desfazer os tomates. Reserva-se cada ingrediente separadamente (serão necessários em momentos diferentes da receita).
O caril não demora muito tempo a preparar, por isso sugiro que se faça ao mesmo tempo que o arroz coze - deve-se então colocar ao lume um tacho com água temperada com sal (como estamos a usar 2 chávenas de arroz basmati, o tacho deverá ter 4 chávenas de água); assim que a água estiver a ferver, colocar o arroz e deixar cozer em lume brando.
Enquanto isso, num outro tacho, coloca-se o azeite, a margarina, as cebolas e os alhos e uma colher de caril. Deixa-se alourar um pouco e coloca-se o tomate. Deixa-se cozinhar um pouco, mexendo para ajudar a desfazer o tomate.
De seguida, junta-se um pouco de pimenta e cominhos e as mangas cortadas em pedaços. Deixa-se cozinhar mais um pouco e junta-se os pedaços de frango (se necessário, pode juntar-se um pouquinho de água para evitar que o frango pegue ao fundo do tacho ou queime - mas cuidado, se se juntar em demasia, o molho ficará demasiado líquido e não espesso).
Quando o frango já estiver quase cozido, junta-se o coco ralado e a polpa de coco já cortada, deixando-se cozinhar mais um pouco.
Passado mais um pouco, junta-se finalmente o leite de coco e a segunda colher de caril. Esta é uma boa altura para acertar os temperos, se necessário.
No final, deve juntar-se um pouco de coentros frescos, picados na altura.
O caril deve ser servido sobre o arroz basmati entretanto cozido.

5 comentários

  1. Parabéns pelo blogue! Gosto de tudo: do título, das receitas e das fótos. ;-D

    Continue! :-)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Elvira!
    Continuaremos ambos, Janvier & Spadanini! :)
    (e parabéns pelo Bistrot, uma fonte segura de inspiração :) )

    ResponderEliminar
  3. Grande Blog! Está com muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Elvira! Experimentei os muffins "choc-orange" que colocaste no teu blogue e são realmente uma delícia. Quentinhos então, com o chocolate derretido, são óptimos.

    ResponderEliminar
  5. Queria desde já dar os parabéns pelo blog e agradecer o link que colocaram para o meu.

    Um abraço...

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff