domingo, 28 de janeiro de 2007

domingo, 28 de janeiro de 2007

Salada de tomate do Chef Jamie Oliver

10 comentários
 
Uma receita com tomate, a fazer jus ao nome do blogue. Adoro comer tomate, e esta receita é a melhor salada de tomate que conheço. Aprendi-a num livro do Jamie Oliver que comprei há quase 2 anos, quando comecei a ver programas dele num dos canais de cabo. O toque do mestre é sem dúvida o manjericão fresco.

No Verão escolho tomates de todas as cores, tamanhos e feitios, para dar um aspecto o mais colorido possível – há sempre tomates verdes, amarelados, alaranjados, vermelhos e tons à volta destas cores, criando uma palete rica no prato.

Hoje fiz uma salada pequena, com apenas 2 tomates. Deliciosa.

Corte finamente os tomates, e disponha no prato de servir. Pique finamente a cebola, e espalhe por cima do tomate. Tempere com flor de sal, pimenta preta moída, e orégãos. Corte folhas de manjericão em juliana e junte ao tomate. Regue generosamente com azeite extra virgem, e mais uns salpicos de vinagre balsâmico. Eu ainda juntei uns esguichos de sumo de limão, e evitei o alho picado finamente.

Nas saladas prefiro a flor de sal ao sal grosso. O sabor é interessante e os cristais não são tão grandes.

Ingredientes:
Tomate
Flor de sal
Pimenta
Orégãos
Folhas de manjericão
Azeite extra virgem
Vinagre balsâmico
Limão (a receita original não tem limão mais sim alho picado)

Quantidades? Como diz a minha mãe: filho, vê quantas pessoas são...

10 comentários

  1. Esta salada agrada-me,mas diz-me: onde arranjar o manjericão fresco? Costumo procurar (Jumbo das Amoreiras, Pingo Doce) e nunca encontrei.
    Para além disso, conheces algum sítio onde possa comprar sementes para plantar o meu próprio manjericão?

    ResponderEliminar
  2. Sara, posso responder eu a essa pergunta - já manjericão fresco no Carrefour de Telheiras, em vaso (não havia em molho).
    Levei-o para casa, chamei-lhe Alfredo e comecei a tratá-lo com carinho. Até ao dia em que lhe arranquei quase todas as folhas para fazer pesto (que ficou muito mau, baralhei as quantidades todas e aquilo ficou intragável) e ele, coitado, nunca mais recuperou.
    Pobre Alfredo, paz à sua clorofila. :(


    (chef Janvier, tens alguma forma melhor de arranjar manjericão?...)

    ResponderEliminar
  3. (no meu comentário anterior, queria escrever "já *comprei* manjericão fresco no Carrefour de Telheiras"...)

    ResponderEliminar
  4. Comprei o manjericão no "Pomar da Rosa", a pequena mercearia a 30 metros de casa... sei que o Continente costuma ter manjericão fresco. Quanto a sementes, em tempos o Chef Spadanini trouxe-me sementes de rucula e basilico (manjericão) de Itália, onde se vendem em qualquer esquina. Em Portugal já vi à venda no mostruário de sementes do Lidl.

    ResponderEliminar
  5. As sementes de mangericão, podem ser compradas na secção de plantas do diversos hipermecados, ou em casas que só vendem sementes (pelo menos no Porto há várias). No entanto, o El Corte Inglês tem uma secção de aromáticas bastante boa.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei surpresa com a dificuldade de vcs em conseguir manjericão fresco, pois tenho dois pés em casa e é uma erva muito fácil de desenvolver, tenho um roxo e um verde e os uso sempre, inclusive outras ervas que tenho no jardim. Recomendo a todos fazer mudinhas com as sementes, mesmo que more em apartamento, há sempre um bom lugar para se ter um canteiro de ervas. Gostaria muito de poder ajudá-los, sempre faço mudinhas e dou pra meus amigos, mas acho que moro longe demais. De qualquer maneira, o gosto de uma erva plantada por vc mesmo da um sabor especial a comida, e um prazer incomum.

    Observação: O programa "Em casa com Jamie Oliver" tem dicas legais.

    ResponderEliminar
  7. Aqui em Manaus, eu comprei em supermercado o manjeiricao e de elguns galhos eu fiz muda. Ele pega de galho e se deenvolve muito bem.

    ResponderEliminar
  8. Manjeiricao. faco muda de galhos que compro em supermercado. Pega facil.

    ResponderEliminar
  9. Vi este episódio... a receita é fenomenal! O único problema da receita é a flor de sal né! Encontrar flor de Sal aqui é missão impossível!
    Adorei o blog!

    ResponderEliminar
  10. Vi este episódio... a receita é fenomenal! O único problema da receita é a flor de sal né! Encontrar flor de Sal aqui é missão impossível!
    Adorei o blog!

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff