domingo, 3 de agosto de 2008

domingo, 3 de agosto de 2008

Panna cotta de maracujá

6 comentários
 

A panna cotta (que significa 'nata cozida') é uma das mais emblemáticas sobremesas italianas - e também uma das mais simples de fazer. Ainda para mais, é versátil: com um pouco de imaginação para inventar coberturas diferentes, presta-se a inúmeras variações.

Se pensar em experimentar, tenha em atenção que, para garantir a consistência certa, o ideal é preparar a panna cotta de véspera, para que esteja tempo suficiente no frigorífico.


Ingredientes (4 pessoas)

Para a panna cotta:
1/2 litro de natas frescas
3 folhas de gelatina
2 colheres de açúcar
limoncello (licor italiano de limão - pode usar rum como alternativa)
extracto de baunilha (opcional)
sal
raspa de limão

Para o coulis de maracujá:
4 maracujás
2 colheres de açúcar


Preparação:
Coloque as folhas de gelatina de molho numa taça com água fria. De seguida, comece a preparar o coulis: abra os maracujás e deite a polpa num tacho pequeno. Junte-lhe as duas colheres de açúcar e leve alguns minutos a lume médio, mexendo até engrossar. Retire do lume e deite no fundo da forma que vai utilizar para a panna cotta (no meu caso, como se vê na foto, usei uma forma de bolo inglês - não é muito comum, mas possibilita o corte em fatias; o mais tradicional será no entanto uma forma de pudim - ou várias formas individuais).

Deite noutro tacho as natas e junte-lhes as duas colheres de açúcar restantes. Mexa, junte um pouquito de sal e a raspa do limão (se desejar, pode deitar também umas gotas de extracto de baunilha). Leve a lume brando e deixe aquecer, mexendo de vez em quando, mas sem ferver. Nesta altura, retire as folhas de gelatina da água, escorra-as bem e junte-as às natas. Deite também um pouco (meio cálice, talvez) de limoncello (ou rum, em alternativa). Mexa mais 1 minuto ou 2 e está pronto: deite na forma, sobre o coulis de maracujá, e deixe arrefecer.

Leve ao frigorífico de um dia para o outro, para solidificar e ficar no ponto certo. Sirva bem fresca.

6 comentários

  1. Por incrível que pareça nunca provei pannacotta... é simples mas acho que é preciso saber fazê-la. Limoncello é tãoooo bommmm :)
    A foto faz juz à sobremesa.

    ResponderEliminar
  2. Sempre preparo Panna Cotta e gosto variar a calda ou coulis que dá o toque especial. Vou experimentar fazer com maracujá e usar o Limoncello, duas idéias que gostei muito e ainda não experimentei.

    ResponderEliminar
  3. Combinação excelente na minha modesta opinião! E a Panna cotta é daqueles doces que pode ser conjugada com uma imensidão de sabores que cai sempre bem!

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa adoramos panna cotta mas nunca fiz, acreditas? Também nunca provei de maracujá apesar de ser um dos meus frutos perferidos, razão pela qual esta delícia seria perfeita para mim! Mmmmmm... =)

    ResponderEliminar
  5. Joaninha, vale bem a pena tentar. É muito fácil de fazer e sempre dá para ir variando no que se põe por cima :)

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff